Linhas de Pesquisa
1 - Cultura, linguagens e ensino de história
A proposta desta linha é pensar como a realidade histórica é dada a ler nos processoseducativos. Propomos observar a realidade do ensino de história e de humanidades por meiodos indícios presentes nos mais variados suportes documentais e testemunhos, com baseem suas representações (discursivas e imagéticas) pelas quais os indivíduos, conforme suassensibilidades, identidades de gênero e de geração expressam a si e ao mundo, por meio decódigos construídos socialmente. Propomos pensar os processos de ensino-aprendizagemcomo constituintes de um imaginário cuja construção coletiva abrange todo o campo daslinguagens e das experiências humanas. Objetivamos compreender os discursos quesustentam o ensino, suas historicidades, suas práticas cotidianas, suas políticas institucionaise os modos como são apropriados pelos sujeitos que transmutam este saber em novaspráticas e representações. Visamos à formação de um professor – pesquisador queintervenha de forma transformadora na realidade
2 - História, sociedade epráticas educativas
O objetivo desta linha é instrumentalizar professores para refletirem sobre os espaçosocupados pelas práticas educativas formais e informais nas disputas colocadas no contextode diferentes dinâmicas de funcionamento da sociedade em diversos espaços etemporalidades, a partir de uma perspectiva que considere múltiplas dimensões da existênciasocial, tais como: de classe, de gênero, étnicas e religiosas, lidando com os diferentes tiposde registros da memória social e partindo de um pressuposto que pensa as relaçõesconstituintes desta dinâmica como relações políticas. Refletir sobre como a educaçãoparticipa nas disputas estabelecidas nas relações diárias de luta pela sobrevivência, naslutas acerca de valores e costumes, nas diferentes formas de organização dos vários setoressociais e também nas formas de organização do estado, desvelando problemas e projetosintrínsecos aos modos de educar.
URL relacionada: /p/6246-linhas-de-pesquisa |
---|